terça-feira, 3 de maio de 2011

"Contar eu conto”
 (Contação de histórias)

ROTEIRO E NARRAÇÃO:
Ramón Lemos
 Participação do violonista: Thomas Sampaio

RELEASE

Nesta apresentação fazemos a fusão entre a literatura e o canto. Reunimos algumas histórias da época medieval e da literatura infantil universal como, “O Rei e o Bôbo da corte“A Primavera da lagarta”, "A Princesa e o Sapo” “A menina e o pássaro encantado" O Rei teimosoe Os músicos de Bremem”. Narrativas que fazem rir e se emocionar, Ingredientes que consideramos fundamentais para atrair em qualquer história.
As histórias serão recontadas na forma tradicional oral, isto é, com os recursos vocais e alguns objetos ilustrativos que enriquecem as narrações. As apresentações serão acompanhadas de música e canto ao vivo, resgatando as cantigas de rodas tão importantes na sensibilização da platéia e ideal para criar atmosfera.
Ramón Lemos

DURAÇÃO: 40 MINUTOS

Aconselhamos para ouvintes acima de 07 anos, sem limite de idade em bibliotecas públicas, espaços alternativos abertos como salas multiuso, parques, etc. em horários diurnos.
CONTATO: Ramón Lemos/ Tel.: (11) 9221.8353


Currículo
Nome: Ramon Lemos
Endereço: Rua da Consolação, 328- apto. 709- Centro
01302-000- São Paulo- SP
Fones: (11) 3256.2700/ 9221.8353/ E-mail: oficinadoriso@terra.com.br

Ramón Lemos é Contador de histórias, além de Psicodramatista (PUC-SP) e ator profissional com especialização em arte educação (USP). É, portanto, também arte- educador com vastíssima experiência em formação com crianças e adultos. Em São Paulo e em outras cidades, tem realizado oficinas culturais, workshops, cursos de teatro e palhaço (clown), jogos teatrais, além de atuar na Direção teatral.
Estudou na escola de clowns e bufões de Philippe Gaulier, em Londres de 1989 a 1991, especializando-se nesta arte.
Desenvolveu trabalho de arte-educação no projeto “Clube da Turma”, da Secretaria do Menor de São Paulo, de 1991 a 1995, com crianças de 6 a 14 anos. Trabalhou como oficineiro e orientador artístico de teatro no Departamento de Cultura da Prefeitura de Diadema, de maio de 1997 a dezembro de 2009, com crianças, jovens e idosos, tendo desenvolvido vários projetos culturais.

No Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, realizou de maio de 2002 a 2005 o projeto “Contadores de História” que visava à integração entre literatura e o Museu, pela associação do conhecimento do acervo às histórias da tradição popular, para crianças da pré escola até a 2ª série do ensino fundamental.
Em 2003, promoveu a “Hora do Conto” em bibliotecas na cidade de Santo André, e durante o mês de outubro de 2003, nas bibliotecas infantis de São Paulo.
Ainda em 2003 e em 2004 levou aos Centros Culturais ‘Promissão’ e ‘Nogueira’, e ainda ao SESC Itaquera e Vila Mariana o projeto “Isto é Outra História”.

Atualmente participa de projetos na área organizados pelo departamento de bibliotecas da prefeitura Municipal de São Paulo, como: Festivais de Contação de histórias e faz apresentações regulares ligadas a literatura nas unidades do SESC Vila Mariana, Santos e Pinheiros.

Como ator estreou na peça “Gota d’água” de Chico Buarque de Holanda, com Bibi Ferreira. Fez parte durante dez anos do grupo “Sujeitos de Cena” dirigido por Beto Costa onde produziu e participou como ator de vários espetáculos.
Atualmente é diretor da Companhia “Poetas do Ridículo”, grupo de atores- contadores de histórias e de pesquisa-Clown, associado à Cooperativa Paulista de teatro.

Apresentações mais recentes do contador e Cia.:
 SESC- Araraquara: Dias 10,11 e 12 de outubro/2.010

6º. Festival  “A Arte de contar histórias”
De 17 a 24 de outubro de 2010 (Bibliotecas, Parque Piqueri e Anhanguera)
Recreio nas Férias: (Pref. Do Munic. de São Paulo)
                                 Dias: 08/09/10/11 e 12 de janeiro de 2.011.
                                (Várias escolas municipais de São Paulo)
SESC - Pinheiros: Dias 05, 06, 22 e 29 de janeiro de 2.011


Nenhum comentário:

Postar um comentário